AME Taquaritinga (SP) realiza campanha para doação de sangue

Compartilhe esta notícia:

O AME Taquaritinga (SP) está realizando uma campanha para a doação de sangue no próximo dia 27, das 7h30 às 11h30. Qualquer pessoa entre 18 e 69 anos, que esteja em boas condições de saúde e acima de 50 kg.

A iniciativa da campanha partiu da Administração do AME Taquaritinga junto à Diretoria Técnica. Toda a estrutura da coleta é feita pelo Hospital Amaral Carvalho. A nossa parte foi apenas ceder o local e ter a documentação necessária. O AME sempre tenta realizar ou se engajar em ações sociais.

O sangue recebido será destinado ao Hemocentro de Jau, onde será realizada a triagem e distribuição do sangue para os locais necessários.
Para doar sangue é preciso estar descansado, ter dormido pelo menos 6 horas na última noite e não estar em jejum. Também é recomendável evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas, nas últimas 12 horas. Recomenda-se também evitar esforço físico exagerado nas 12 horas seguintes a doação.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Estar grávida ou ter feito parto normal nos últimos 90 dias ou cesariana nos últimos 180 dias. Quem testou positivo para covid precisa aguardar 90 dias após o último sintoma e se teve contato com alguém que testou positivo, precisa aguardar 30 dias. Caso a pessoa já tenha sido vacinada, precisa aguardar 48 horas após a aplicação, se tiver tomado a vacina CoronaVac e 7 dias, caso tenha tomado a vacina de Oxford. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária são impedimentos definitivos para doar sangue.

Não precisa agendar somente chegar ao local entre 7h30h e 11h30, com um documento oficial recente e com foto, para passar pela triagem, onde será verificado se o candidato está apto para realizar a doação.
Será possível atender até cinco pessoas ao mesmo tempo.

O AME afirmou que está preparado para atender a todos os doadores que forem até o local, mesmo que seja um número alto. Além da doação de sangue, também será possível realizar o cadastro para doação de medula óssea.

Compartilhe esta notícia: